Como Criar Grafico de Vendas comparando 2 anos

Como Criar Grafico de Vendas comparando 2 anos Como criar um gráfico comparativo de vendas dia a dia de um mês comparando anos distintos como que eu crio um gráfico como esse que você está visualizando aonde eu posso comparar os dias como foi minhas vendas no dia primeiro do mesmo mês de dois anos distintos eu consigo comparar dia a dia é o que você vai aprender no vídeo de hoje vamos imag que o nosso gestor nos solicitou para criarmos um gráfico aonde ele pudesse acompanhar as vendas diárias.

Como Criar Grafico de Vendas comparando 2 anos

Selecionando um mês e comparando em dois anos distintos como é que a gente pode criar algo para o nosso gestor analisar então olhando aqui a base de dados que ele nos passou que é essa base aqui aonde tem as vendas informando em uma única coluna com o dia mês e ano e tem o valor das vendas fica fácil da gente criar esse gráfico para que ele possa analisar basta a gente só entender aqui o que que a gente.

Precisa Então vamos imaginar aqui ó eu tenho aqui duas planilhas a segunda planilha é onde eu vou montar toda a extração de dados e criar o gráfico para nosso gestor poder analisar os dados Então vamos imaginar aqui eu já deixei ó no cabeçalho ó o mês escolhido Ou seja eu tenho que criar algo aqui para selecionar um mês algo para selecionar o ano um e o ano dois aqui eu já deixei os meses e deixei um período de anos Então a primeira coisa que eu preciso fazer.

Vai ser a seguinte ó vou aqui na minha planilha que a minha base dentas vendas e o que que eu preciso aqui ó repare ó na minha coluna B eu tenho aqui as datas das vendas se repararmos eu não tenho o dia eu não tenho o mês e não tenho o ano separado por colunas para que eu fazer essa análise aonde o nosso gestor poss selecionar o mês e ano Então como é que eu faço isso é bem simples ó aqui do lado eu vou criar uma cola chamada mês e.

Uma chamada ano eu só vou precisar extrair o mês e ano para esse exemplo Então como é que eu faço igual a função texto vou selecionar essa célula vou colocar um cifrão aqui do lado porque quando essa mesma forma para o lado eu quero continuar utilizando essa célula como referência ponto e vírgula o formato de texto eu quero o mês completo então entre aspas duplas o mês é representado.

Pela letra m se eu quero ele completa eu vou colocar o m quatro vezes fecho com as duplas e posso fechar com parêntese dou enter e já tá aqui ó o nome do mês vou arrastar para o lado e repare ó retornou a mesma fórmula porque Eu não mudei ainda o formato de como eu quero visualizar agora eu quero o ano o ano no Excel é representado pela letra A Se eu colocar apenas 1 a vamos ver o que acontece ó retornou 22 eu quero.

2022 Se eu colocar 2 A dou enter não muda nada agora vou colocar aqui quatro letras a vou dar um enter e tá aí ó o ano completo então eu tenho certeza que você já entendeu a lógica Então agora eu posso selecionar essas duas células dar um duplo Clique na alça e já vou ter todos os dados ó repar que eu vou só colocar aqui um filtro e vai ficar fácil agora da gente verificar se funcionou ou não a fórmula.

Então aqui eu já consigo visualizar todos os dados ó de Janeiro a dezembro e aqui também eu consigo ver que eu tenho dados de 2022 E 2023 então eu já tenho duas colunas que vai me ajudar n essa montagem de dados então vamos aqui ó agora a gente vai trabalhar especificamente com essa planilha então o que que eu vou fazer aqui ó eu vou pegar essa lista com o nome dos meses e vou criar uma lista suspensa.

Para que o meu gestor possa só selecionar o mês e trazer o mês selecionado como é que eu vou fazer isso bem simples ó com ela selecionada eu vou aqui na caixa de nome eoar aqui ó mês do ent Vou sair aqui desse intervalo selecionado a vir aqui na caixa de nome a sars repare o Excel já sabe quem é mês esse interval agora meu trabalho é só criar uma lista que ele possa selecionar o mês como é que eu faço isso eu vcar.

Nessa cé aonde eu vou querer que fique uma lista suspensa eu vou vir aqui na na guia dados validação de dados vou mudar de qualquer valor para lista e aqui em fonte eu vou pressionar a tecla F3 e aqui ele já vai me sugerir as minhas listas que eu tenho criado aqui no arquivo ó s no mês dou um ok dou um ok novamente e tá aqui ó o meu gestor agora já tem uma lista para que ele possa sar os meses ó bem simples ó.

Observe Agora eu preciso de uma lista para criar agora Precisamos de uma lista para selecionar o o ano um e o ano do eu posso fazer da mesma forma Só que tem um detalhe interessante se ele precisar adicionar depois um ano a mais aqui ó se ele precisar digitar 2025 ou 20201 20 2019 não sei obviamente eu posso já deixar Pronto né mas eu gosto de deixar de forma dinâmica até para deixar mais profissional o nosso arquivo Então como é que eu vou fazer isso ó bem.

Simples ó eu vou escolher uma sala qualquer aqui vou fazer com você do zero a fórmula e depois a gente corta e cola lá na caixa de nome então como é que eu faço ó igual vou utilizar aqui a função deslock Ou seja eu vou fazer aqui um deslocamento e ela vai me pedir aqui ó ref que é referência Lins cols altura e largura Então vamos fazer aqui ó de forma bem simples você vai entender ela ó a referência é a parte de qual célula ela vai fazer o deslocamento eu quero que ela se desloque a partir da primeira linha abaixo do.

VEJA MAIS AQUI:

    Cabeçado eu vou travar essa célula pressando F4 ponto e vírgula o número de

    Linhas e colunas de deslocamento são nenhuma eu não quero deslocar nenhuma linha nemuma coluna então eu vou colocar zero dois pontos ponto e vírgula e zero agora a altura da minha lista suspensa Bom eu não sei quantos itens vai ter dentro dessa lista nesse momento só tem três mas pode ter mais como pode ter menos então de forma dinâmica eu vou utilizar uma outra fórmula para auxiliar desloque eu vou utilizar aqui a função.

    Conte ponto valores a função conte ponto valores próprio já é bem sugestivo vai contar valores e eu vou contar quais valores os valores dessa coluna por inteiro ó Observe que eu vou travar ela s no intervalo pressionar a tecla F4 e posso fechar o parênteses e aqui tem um detalhe interessante ó se eu fizer dessa forma esse ano que é o cabeçalho vai vir dentro da minha lista suspensa e eu não quero o texto ano então então eu vou colocar aqui um menos um para subtrair essa informação ponto e vírgula.

    A largura qual é a largura da minha lista suspensa a minha lista suspensa vai ter uma coluna então por isso eu vou passar o número um e fecho o parentes e posso dar um enter aqui já dá um pequeno spoil do que vai acontecer ó já traz aqui as informações que vai estar na minha lista suspensa então eu posso agora recortar essa fórmula eu só fiz aqui no Excel para que você pudesse ver os argumentos e ficar fácil você para que que serve cada um então eu vou aqui ó na guia fórmulas gerenciador de nomes Observe que aquele intervalo.

    Nomeado se esconde aqui ó aqui a função mês ó vcar em novo e vou chamar ela de ano aqui onde refere eu vou colar a fórmula que acabamos de criar e vou dar um ok e posso fechar nessa célula a gente vai criar nossa lista suspensa então vamos aqui na guia dados validação de dados de qualquer valor vou mudar para lista e aqui em fonte eu posso aqui digitar o nome da minha lista Como eu posso pressionar a tecla F3 ó tá aqui ó vou.

    Selecionar ano e tá aqui ó se você tivesse colocado igual e digitado um ano ele também ia reconhecer da mesma forma vou dar um ok e observe ó já aparece aqui para mim ó 2022 23 24 eu vou criar a mesma lista para o lado então é só arrastar ó então eu vou poder selecionar aqui por exemplo 2022 e aqui 2023 ou 2022 2024 assim sucessivamente se o meu gestor quiser inserir um ano a mais na.

    Lista ele não precisa me chamar para eu ajeitar a fórmula basta ele vir aqui e digitar ó 2025 eu tô fazendo aqui nessas do lado só para de forma didática Obviamente você pode utilizar uma al do seu arquivo deixar oculta e lá você configura tá então tá aqui ó já aparece ó 2025 aqui ó bem simples e dinâmico O que é mais dinâmico ainda é o que vou te ensinar agora a criar uma data que vai mudar de conforme o mês selecionado ou seja se eu selecionar Janeiro vai trazer todos os dias de janeiro de 1 a 31 se eu selecionar o mês de fevereiro esse ano é.

    Bto Então vai trazer até o dia 29 se eu selecionar o mês de fevereiro de 2025 vai trazer só até o dia 28 Então tá muito show aprenda como é que a gente faz isso Ó Então vamos lá como é que eu faço ó primeiro eu vou criar aqui um cabeçal dinâmico eu vou chamar aqui de dados vou dar um espaçamento entre aspas duplas eu quero concatenar esse texto com esse texto aqui ó e vou dar um enter Observe ó D 2022 aqui eu vou estar aqui valores que vai trazer aqui os valores.

    Referentes aos dias que eu vou criar agora juntamente com você de forma dinâmica então que que eu faço aqui ó para que eu possa trazer uma data do dia 1 até o dia 31 no caso do mês de janeiro de forma dinâmica como que a gente faz ó igual eu vou utilizar a fórmula sequência a fórmula sequência vai me pedir esses argumentos ó linhas colunas início e final então eu vou combinar essa fórmula com mais duas e a gente vai criar essa super fórmula bem.

    Interessante ó eu vou utilizar aqui a fórmula dia e vou utilizar fórmula fim mês combinada Então vamos entender aqui ó a fórmula mês ela vai me pedir uma data Inicial e o número de mês a minha data inicial vai ser exatamente ó o mês escolhido repare que eu não vou colocar o ponto e vírgula para mudar para o próximo parâmetro eu vou simplesmente concatenar ainda com essa sola do lado eu ainda estou no argumento data Inicial Agora sim ó ponto e vírgula mudei para o.

    Parâmetro mesas eu não quero um mês a mais um mês a menos eu vou colocar o valor zero e posso fechar aqui o par da

    Função fim mês eu vou fechar o parente da função dia e o parente da função sequência e vou dar um enter repara o que que vai acontecer ó ele já trouxe aqui todos os dados essas demais células é porque não está no formato então por exemplo ó eu vou aplicar aqui a formatação dessa célula nas demais e aí vai ficar fácil você entender ó repare ó Então já trouxe aqui ó do dia 1 até o dia 31 porque o mês de janeiro.

    Tem 31 dias ao mudar para fevereiro ó do dia um ao dia 28 porque eu tô no ano 2022 ao mudar para 2024 ó até o dia 29 esse ano é b sexto tá entendendo ó bem interessante se eu pegar um mês de 30 dias pegar aqui por exemplo o mês de abril tá aí ó ag e o mês e ano vamos fazer agora então vamos aproveitar a mesma fórmula Observe que eu vou apagar só o último parêntese para que a gente possa continuar os parâmetros da função sequência ó ponto e vírgula ponto e vírgula e agora vou para o parâmetro.

    Início ó eu vou fazer o qu eu vou utilizar a mesma fórmula FZ aonde novamente eu vou pegar aqui o mês vou concatenar com o ano ponto e vírgula agora vou para os meses e aqui tem um detalhe interessante ó eu vou colocar o valor de men1 e por que men1 se eu colocar o valor zero eu vou pegar o mês seguinte se eu colocar o valor de um eu vou pegar dois meses à.

    Frente do mês atual Se eu colocar o valor de menos um eu vou pegar Exatamente esse mês repare ó vou fechar aqui o p da função f mês e como eu quero acrescentar um dia sempre após o dia seguinte eu vou colocar obviamente o mais um e fecha aqui o parênteses agora da função sequência e vou dar um enter ó e tá aí ó agora vamos só formatar isso aqui como dia mês e ano ó vou selecionar o intervalo vou na opção formatar celas vou escolher aqui a opção data e tá aqui ó já até mostra como é que ele vai exibir a informação vou dar um.

    OK se eu houvesse colocado o zero vamos ver o que acontece ó Sub menos pelo zer dar o enter e trou exatamente o mês seginte se eu esse colocado o um aqui na fómula retaria dois meses após o mê atual como eu quero Exatamente esse mês eu vou colocar obviamente o men1 bem simples a fórmula Então já temos aqui ó as datas de forma dinâmica vou mudar aqui para o.

    Mês de maio tá aí os datos do mês de maio aqui é só questão de formatação Vou só pegar a formatação dessa célula e aplicar nessa célula de baixo ó e feito Ó e agora é bem simples ó o que que eu vou fazer ó eu vou utilizar aqui a função soma C porque a a fórmula soma C eu só tenho um critério que é a data então o que que eu faço ela vai me pedir o intervalo o critério e o intervalo da soma o intervalo é onde eu vou procurar.

    O critério então eu vou aqui na minha vendas eu vou selecionar essa coluna que tem todas as datas das vendas Não há necessidade eu eu travar Até porque eu não vou arrastar para o lado então eu vou colocar aqui ponto e vírgula o critério o critério vai ser essa célula que tem a data então eu vou colocar o ponto e vírgula para eu avançar agora para o intervalo da soma a coluna que eu quero somar é a coluna que tem o valor das vendas ó tá aqui ela ó e posso dar um enter retornou o valor zero eu vou só.

    Formatar ess aqui como moeda Observe ó eu vou formatar aqui ó como moeda Aqui tá dizendo que não teve nenhuma venda em 2024 até porque se observarmos eu não tenho dados em 2024 vou só mudar aqui para um outro mês aqui ó 2022 e tá aí os dados ó vou dar um duplo Clique na alça e tá feita a nossa fórmula para que eu possa agora ter os dados de do outro ano que eu vou fazer a.

    Comparação é basicamente a mesma lógica ó que que eu vou fazer aqui ó eu vou aproveitar e copiar essa fórmula que fizemos juntos Vou colocar aqui do lado aqui ao invés de eu pegar o m2 eu vou pegar o n2 então quando eu mudo aqui a informação se eu você observar ó el acompanha aqui o cabeçalho ó se eu mudar aqui para 2024 aqui na minha base eu consigo ver ó repare E agora o que que eu faço eu quero o mesmo período Então vamos fazer.

    Aqui rapidamente ó igual a fórmula sequência vou passar aqui o mês Lembrando que mês tem aqui o circumflex em cima não ele não reconhece a fórmula a fórmula fim mês vou selecionar aqui o mês conceno com o ano ponto e vírgula valor zero ponto e vírgula ponto e vírgula a vou utilizar novamente a fórmula F mês vou concatenar com.

    Mês eano ponto e vírgula -1 fecho o parêntese vou colocar o mais um e fecho o parênteses da Fórmula FZ ó vou só Ah detalhe interessante esqueci só de fechar os dois parênteses aqui ó agora sim ó posso dar um enter ó agora agora vamos criar agora vamos criar as datas para.

    2024 ó bem simples ó igual vou utilizar novamente agora agora vamos criar as datas para o segundo ano selecionado eu posso copiar essa fórmula ó como eu vou fazer aqui ó bem simples vou copiar ela vou colar aqui do lado obviamente eu vou mudar só as referências ó aqui ele tá pegando maio de 2023 eu quero agora o maio 2024 então onde tem o m eu vou mudar para n Observe ó não tem problema ficar maiúsculo menús ele não faz distinção e.

    Dou um enter e já trouxe os dados meu trabalho é só pegar essa formatação e vou aplicar a essas células ó e tá aí Ó e agora vamos fazer novamente um soma assim ó igual a fula soma C vai me pedir o intervalo novamente eu vou selecionar essa cola que tem as datas ponto e vírgula o meu critério vai ser essa célula que tem a data que eu estou procurando no intervalo e o intervalo da soma é a coluna que tem as vendas ó vou dar um enter novamente eu.

    Vou só pegar essa formatação aqui dessa do lado e vou aplicar essa duplo Clique na alça não trouxe dados porque como eu eu havia lhe mostrado eu não tenho dados de 2024 mas antes da gente encerrar esse vídeo eu vou colar dados 2024 PR você ver como é que vai se comportar os nossos dados do nosso gráfico Então vou mudar aqui ó para 2022 e aqui para 2023 ó e tá aí os dados ó deixa eu só alargar aqui a coluna e tá feito Ó e agora como é que eu faço vamos para a parte gráfica ó então é bem simples ó.

    Eu vou só colocar aqui valores só para identificar aqui o nosso cabeçado então para eu possa montar esse gráfico ó vamos fazer da forma mais convencional ó se eu sar tudo isso aqui ó clicar no inserir eu vou escolher um gráfico de barras ó que é esse padrão Observe como é que ele vai se comportar vou clicar com o botão direito sobre o gráfico na opção selecionar dados Observe como é que ele se comportou ó eu posso clicar nesse alternar linha e coluna dar um OK mas.

    Não é dessa forma forma que eu quero Então vou apagar isso aqui e vou fazer juntamente com você novamente ó o que que eu faço eu vou selecionar essas duas informações aqui repare vou clicar no inserir e vou escolher o gráfico tá aqui o nosso gráfico para que eu possa adicionar os dados do segundo ano que eu vou fazer a comparação vou clicar sobre o gráfico vou na opção selecionar dados Observe Ó aqui tá os.

    Valores deixa até eu editar essa informação aqui ó eu vou editar aqui no cabeçalho eu quero esse cabeçalho aqui só para que eu possa saber quais são os dados ó e vou dar um ok ó e aqui eu vou saber que os dados é referência a 2022 agora eu vou clicar em adicionar vou clicar nesse cabeçalho aqui para que eu possa saber que os dados são referentes aos dados de 2023 nesse exemplo e aqui em valores da série eu vou selecionar esses valores aqui ó.

    Observe que eu não vou pegar a cola com as datas e dou Ok então tá aqui ó para que apareça debaixo do meu cabeçalho repara ó tá aparecendo essas numerações eu vou só clicar aqui no editar e vou pegar apenas esse intervalo e dou um ok e posso dar ok novamente ó deixa eu só alargar aqui o gráfico e aí você pode estar se perguntando Ah glet aqui são Dados comparativos de dois anos distintos mas aqui abaixo ó tá aparecendo 2022 Você concorda comigo que.

    Aqui é indiferente apareceu o basta aparecer o dia e o mês ou até mesmo só o dia porque fica redundante aparec até o mês visto que no cabeç eu vou colocar um mês tá entendendo a minha lógica então assim ó o que que eu vou fazer ó repar eu posso selecionar esse intervalo clicar sobre ele vou na opção formatar células aqui tá no formato de data eu vou mudar para personalizado e aqui eu posso personalizar essa informação Observe o formato ó de mês e ano eu não.

    Quero ver o ano a apagar vou só visualizar o dia e o mês o número do mês se eu colocar um M vou ver dessa forma eu também não quero ver o mês eu quero ver só o dia até porque o mês vai est no cabeçalho juntamente com o ano então vou deixar apenas a letra D duas vezes ó e dou ok e tá aqui ó Então dessa forma e obviamente eu vou ter uma legenda baixo do gráfico aonde vai dizer lá que a Barrinha azul é 2022 a laranja 2023 então o meu gestor vai conseguir entender que cada Barrinha se refere a um ano e aqui são os dias de dois anos.

    Distintos tá entendendo a lógica eu não preciso desse eixo aqui como é que eu faço ó vou clicar nesse mais eu vou colocar um perdão vou colocar uma legenda para ficar até fácil aqui a minha leitura ó aqui a legenda ó eu vou arrastar ela para cá aumentar aqui a área dela ó vou só diminuir aqui um pouco a área do gráfico repare vou clicar novamente Ness imagem e vou colocar um título ao meu gráfico ó.

    Tá aqui o título Deixa eu só apagar essas linhas de grades e como eu havia dito ó para não ser tão arredondando eu não vou colocar os meses nas Barras porque eu vou utilizar esse mês aqui ó com título selecionado posso clicar aqui na barra de fórmulas igual e apontar para a cela que tenho o mês só que aí o que acontece traz maio mas ainda você de concordar comigo que fica meio sem sentido eu quero que traga aqui a informação e dados comparativos de.

    Maio de 2022 versus 2023 Então você deve imaginar que basta eu fazer isso daqui né com cateno com o ano e posso dar um enter Infelizmente o Excel não aceita dessa forma o que que eu vou fazer ó eu vou utilizar uma célula auxiliar onde eu vou estar o texto que eu quero igual Então vamos lá igual entre as duplas dados comparativos aí vou dar um espaçamento entre aspas duplas vou concatenar com o mês D comparativas Maio.

    Aí vou concatenar vou dar um espaçamento para não deixar tudo junto ó entre aspas duplas espaço ras duplas vou concatenar com esse ano vou concatenar entre aspas duplas eu vou dar um espaçamento colocar um X espaçamento e aspas duplas e vou concatenar 2023 agora eu posso selecionar o meu cabeçalho e vou apagar aquela fórmula e clicar agora sobre essa célula aqui ó dados comparativos Maio 2022 ver 2023 E.

    Aí Claro é só questão de formatação mas não se desespere o nosso vídeo ainda não acabou agora que tá começa na graça ó eu tenho essas barrinhas ainda não vou conseguir enxergar ah em valores em percentual agora vamos trabalhar a questão estética do nosso gráfico ó eu vou selecionar Por exemplo essa Barrinha laranja clico botão direito e vou na opção formatar série de dados aqui temos a sobreposição das séries caso eu queira sobrepor uma barra a outra e tenho a largura do espaçamento que é o distanciamento entre as barras o.

    Que que eu vou fazer aqui ó repare ó em sobreposição das séries eu vou colocar o valor zero vou dar um enter repare que as Barrinhas ficou um do lado da outro em largura do espaçamento eu vou colocar o valor de 100 vamos ver como é que ela se comportam Observe as minhas Barrinhas ficaram mais largas eu vou trabalhar dessa forma qualquer coisa a gente pode depois vir aqui e mudar posso fechar eu vou só aumentar aqui o gráfico só para ver como é que ele tá ficando ó repare tem um área aqui que que eu posso.

    Arrastar e fica melhor a visualização agora o que que você acha que falta Ah mas essa é muito fácil mesmo faça outra mais difícil não Sim mas primeiro me responda a essa pergunta se você respondeu valores percentual você acertou Então vamos colocar valores ó vou clicar sobre essa barra em azul seleciono ela com o botão direito do mouse clico sobre ela e venho na opção acionar Rot de dados aqui os valores como eu tô aqui com pouco espaço.

    Vai ficar muito Polito o nosso gráfico nesse formato então o que que vou fazer ó vou clicar sobre esse rótulo cliquei agora com o botão direito eu vou na opção formatar rótulo de dados e o que que eu vou fazer aqui ó repare ó eu vou nesse nessa terceira opção ó propriedade tamanho aqui eu tenho a direção do meu texto ó Observe ó tá na horizontal eu vou mudar para girar o texto em 270º tá aqui ó Eu ainda acho que não tá muito legal o que que eu vou.

    Fazer Vamos colocar esse texto aqui dentro da Barra então eu vou voltar agora nessa quarta opção ó que tem essas barras e aqui tem a posição do rótulo Observe ó eu posso marcar aqui nesse momento a extremidade externa que é essa posição ou marcar centro observa como é que fica ó extremidade interna ficou bem mais interessante Ah não tô visualizando beleza a gente pode mudar a cor da fonte vase interna ó eu vou deixar extremidade.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YOdgkBALm4A

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem