TEMAS E CONTROLES MODERNOS - NOVIDADE DO POWER APPS COMO FUNCIONAM VALE A PENA

TEMAS E CONTROLES MODERNOS - NOVIDADE DO POWER APPS COMO FUNCIONAM VALE A PENA Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é R viic E nesse vídeo nós vamos ver duas novidades aí do Power apps Canvas a primeira coisa que nós vamos.

TEMAS E CONTROLES MODERNOS - NOVIDADE DO POWER APPS COMO FUNCIONAM VALE A PENA

Falar hoje é sobre os temas do Power apps temas modernos nós já fizemos uma aula aqui no canal falando sobre os novos controles modernos que saiu faz pouco tempo e junto com ess esses.

Controles modernos tá ó quando você habilita futuramente Isso aqui vai vir habilitado por padrão tá se você tá usando um app ainda que não tá habilitado ou seja um M antigo você tem.

Que habilitar que que são esses controles e temas modernos os controles a gente já viu são novos controles né controles mais modernos mais tranquilos de se utilizar ali na sua aplicação mas.

O que que seria sistemas modernos quando você ativa aqui automaticamente aparece esse botãozinho aqui que ele até te mostra ali um aparece um popup Zinho assim na sua primeira vez que você tá.

Utilizando esse tema galera ele funciona justamente com os controles modernos mas não necessariamente você pode utilizar com os controles antigos também o que que são esses temas basicamente como.

Vocês estão vendo nada demais são cores Fontes que você quer utilizar na sua aplicação inteira Então em vez de você ter que ficar alterando em todos os locais da aplicação você pode montar um.

Tema e utilizar o tema nos seus objetos Vamos ver isso aqui na prática por exemplo eu posso vir aqui ó e vou até criar um uma tela em branco só para ficar claro ó uma tela em branco Beleza.

Vou vir em tema e vou criar um tema tá com vocês vou criar um tema com vocês aqui da nossa escola a nossa escola a gente utiliza sempre uma cor um pouco Azul Então vou usar aqui ó uma paleta de.

Azul aqui e vou usar viic treinamentos é o nome do nosso tema né tema da nossa escola PR ser diferentão vamos usar uma fonte que não é o padrão que todas quase usa Vamos colocar aqui por exemplo tá ã.

Patrick Hand aqui tá só para ter uma coisa legal vamos ter ó versão preliminar na versão preliminar eu consigo dar uma olhada como que vai ficar as cores e também os textos então.

Eu consigo ir alterando se eu quiser tudo bem outra coisa legal é que você pode utilizar aí a da própria empresa Qual é o RGB ali da sua empresa você pega ali o o a cor eh certinha da.

VEJA MAIS AQUI:

    Empresa que você tá trabalhando e aí

    Você consegue né deixar ali e de uma forma forma bem legal e O interessante é que imagina o seguinte você que é consultor você desenvolve para uma.

    Empresa Quando você vai usar em outra né a mesma aplicação você altera o tema Pronto né vai alterar a cor às vezes até a fonte né que a empresa tem costume de utilizar você consegue alterar aqui e.

    Vai ir alterando em todos os objetos como vocês estão vendo aqui embaixo Então qual que é a ideia tá ó eu vou criar esse tema aqui criou vi com treinamentos consigo tá ó inclusive.

    Editar Se eu precisar então é tranquilo isso aqui e aí o que que eu vou fazer eu vou começar a inserir controles modernos então quando eu insiro aqui um controle moderno ah r o que que são controles.

    Modernos quando a gente ativa ali as configurações ao eu clicar em inserir a gente percebe que as entradas são todos controles modernos e aqueles controles que a gente tem costume de utilizar eles.

    Ficam aqui como clássico tá vendo Então eles vê aqui ó aqueles controles que você costumava utilizar vem para o clássico e eu vou falar até um pouquinho aqui sobre isso sobre os ganhos né que a.

    Gente ten utilizar o moderno e o tema o ganho é justamente formatação né Por qu eu venho aqui por exemplo e coloco ó um campo de entrada de texto vou colocar também um outro Campo.

    Ah de deixa eu deixa eu pensar aqui ó recomendado um campo de texto né como Label né então Label aqui e vou colocar mais um botão tá E vou colocar também mais um uma um um seletor alguma coisa.

    Aqui ó um controle de iante Beleza então ao colocar isso na minha aplicação eu não tenho que ficar me preocupando com tamanho da fonte eu não tenho que ficar me preocupando com cor Por isso tá no.

    Tema quando eu editar ali no meu tema né

    Ó vou vir aqui nesse tema que a gente criou juntos e vou alterar levemente aqui o azul para um azul mais escuro tá só pra gente ver que aqui ó ele vai.

    Alterar ó salvar tá vendo alterou tudo para mim já tinha ess S temas já já tinha porém não fun funcionava dessa forma com fonte né com a paleta também você não conseguia editar agora você.

    Consegue editar e já vai direto no controle por que que eu tô falando que já vai direto no controle né porque se eu inserir aqui por exemplo um clássico ó por exemplo um rótulo de texto.

    Clássico ele já tá vindo com o ã com com a fonte mas perceba que eu tenho a opção de alterar aqui ó cor tralalá tralalá certo e se eu Alterar o tema agora vamos Alterar o tema agora só pra gente ver o.

    Que acontece ó vou alterar para esse eu consigo ir vendo Real Time né O que que tá acontecendo certo e aí Olha a diferença aqui que eu tenho quando eu clico no controle Esse controle aqui vou.

    Até renomear só para ficar claro ó esse aqui é texto texto moderno e esse aqui seria o nosso texto antigo né clássico vou chamar de clássico não chamar de antigo né porque ainda uso eu ainda uso.

    Muito o clássico até uso mais do que os modernos aí Tá qual que é a diferença ó eu não tenho aqui aquela parte de alterar tamanho né a parte de alterar ah a fonte não é que eu não tenha né eu.

    Tenho só que ele fica fechado por ele até me fala ó edite o tema porque se você mexer aqui vai quebrar essa conexão com o tema tá vendo Então se eu vir aqui comecei a mexer na fonte ó lat Black por.

    Exemplo ó lat Black já era Quando eu colocar outro tema ele vai ficar fixo tá vendo aqui que ele não tá alterando por quê Porque eu quebrei a referência do tema isso é em Fórmula né Isso é bem.

    Claro se eu vir aqui né nesse controle ó vou selecionar ele eu vou vir aqui e justamente né colocar para resetar né redefinir para o valor padrão Ou seja voltar pro tema quando eu faço isso ele.

    Volta pro tema e beleza vai funcionar agora se alterar isso obviamente é fórmula né galera você que já entende Power apps é uma formaa então se eu venho aqui por exemplo e seleciono o.

    Campo clássico né o nosso campo clássico olha só que interessante na fonte do campo clássico ó app.te P fonte então eu acesso as propriedades dessa desse tema fonte né.

    Não somente a fonte né galera se eu vir aqui também ã na cor por exemplo né de um botão Ó vou botar um botão clássico aqui né a gente vai ver opa não foi Deixa eu voltar aqui botar um botão.

    Clássico ó ele tá gigante né se eu se eu troco de cor aqui ele tá alterando por quê Porque lá na color né no color se a gente vim a gente vai ver que Aliás não é no.

    Color né no fio Na verdade seria no fio no preenchimento ó app.te pcolor P primary ou seja as cores do meu botão né eu posso alterar não quero a primeira cor da palheta né Posso alterar ó Colors.

    Ponto eu quero 40% mais escuro né do que a cor primária tá vendo ó Ou seja eu consigo escolher qual cor da paleta exatamente eu quero qual paleta essa aqui né ó tá vendo Então isso se torna.

    Propriedades que eu consigo utilizar no meu App para eu poder ir alterando então tema é muito legal porque padroniza eu não preciso ficar me preocupando em alterar em todos os botões e etc né.

    Então todos os objetos que eu tenho ali então muito legal eu gostei bastante tá o que eu não gosto eu já falei até em outras aulas sobre controles modernos é que perde funcionalidades então por.

    Exemplo esse campo moderno de texto né e eu não tenho por exemplo um select nele tá vendo eu não tenho ele é um campo moderno que me traz aqui facilidade de tema tira algumas propriedades que eu.

    Tinha no clássico Isso me deixa meio né Por né Por que que eu não posso por exemplo ã deixar ó eu quero centralizar no meio aqui esse campo por exemplo né se eu clico com o lado.

    Direito tá vendo cadê Por que que eu não posso centralizar no meio esse aqui eu consigo ó consigo vi eh centralizar facilmente no meio consigo ã colocar um on select nele se eu quiser tá vendo ó.

    Então se eu quiser fazer um on select nesse Campo eu faço sem problema nenhum sem ter que fazer gambiarra nada então eu ainda prefiro que o clássico nesse sentido me dá mais opções eu gosto de.

    Ter opções eu gosto de poder desenvolver da forma que eu quiser deixar do jeitinho que eu quiser né sempre falo F isso O legal é deixar do jeitinho que eu quero não ficar preso ali nas.

    Propriedades que um controle tem então isso ainda me faz em alguns momentos não utilizar controles modernos mas por exemplo botão eu acabo utilizando né porque eu ganho um tempo alguns Campos.

    Também de entrada mas aí é só um feedback beleza comenta aqui embaixo o que que você achou desse dessa novidade do Power app dos temas daí dos controles modernos também tem uma aula falando só.

    Sobre esses controles aí modernos os novos controles modernos e telas modernas Então vou deixando aí ã para vocês aqui num Card Outro ponto né Eu usei o texto como exemplo né Eh só para.

    Finalizar a aula aqui que isso acontece de propriedades com vários objetos Então vou pegar até como exemplo ó o próprio slider vou pegar o clássico aqui que eu usei em diversas aulas já aqui com vocês.

    A o slider ó vou pegar olha só a diferença eu tenho aqui várias outras propriedades que eu não teria com um um objeto e moderno que a ideia do moderno é ser mais fácil pro usuário que.

    Desenvolve né PR para quem tá começando em Power apps tudo mais vamos tirar as propriedades só que por exemplo esse aqui eu tenho mais propriedades eu posso até inclusive ó deixar um layout.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ShNDO8eXEo0

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem