Crie uma Planilha Profissional Aula 2 Projeto Planilha Controle de Vendas Cadastros

Crie uma Planilha Profissional Aula 2 Projeto Planilha Controle de Vendas Cadastros Bem-vindo a mais essa aula eu sou professor e consultor Marcos riper e nesse vídeo você vai ter então a continuação da nossa aula a respeito da criação de planilhas profissionais no Excel então nessa aula dois nós vamos trabalhar com os cadastros que fazem parte da nossa planilha de vendas nela nós vamos ver muito a respeito de padrões como podemos utilizar várias funções e fórmulas para que nós podem possamos automatizar as tarefas dentro do Excel se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal.

Crie uma Planilha Profissional Aula 2 Projeto Planilha Controle de Vendas Cadastros

Temos novos vídeos toda terça e todo sábado e também te convida se meu aluno do curso Excel completo que é uma formação profissional em Excel que vai desde o Excel básico até a programação VBA para você realmente se aprofundar muito no Excel criar soluções muito profissionais no Excel se destacar no mercado de trabalho não tenha dúvida quanto a isso eu também te dou 30 dias de garantia e na nossa formação no momento são 10 cursos que vão desde Excel básico até a programação VBA incluem Power bi Excel dashboards Power query Power eh dax tudo isso dentro da.

Nossa formação e toda vez tiver uma atualização com novos cursos novas aulas você que é antigo aluno novo aluno recebe também porque o acesso além de tudo é vitalício para sempre você vai ter acesso ao nosso curso tá bom então é isso vamos à nossa aula vamos lá com a aula dois onde nós iremos criar os cadastros vamos começar aqui pelo meus dados no primeiro botão logo aqui Aim então nele aqui nós vamos.

Colocar os dados da sua empresa aqui na célula B3 você vai escrever meus dados a fonte que estamos utilizando é essa aqui B Sheriff semicolon tá tá ali semicondensed condensed esse aqui tá perfeito então ficou desse jeito aqui meus dados logo abaixo dela eu quero criar uma linha certo então eu deixei aqui uma linha uma linha aqui menor tá eu reduzi o tamanho dela botando direito alterar linha deixei ela com 3,75 e como é que eu faço eu quero criar uma linha.

Logo abaixo dela então vou vir aqui ó e vou desenhar cor da linha vou selecionar essa linha aqui e eu posso desenhar vai ficar desse jeito aqui e eu posso desenhar na verdade tá criando uma borda né então eu desenhei a borda ali olha que legal dou esque e pronto ao invés de ir lá botão direito e mudar né ali a colocar ali a o formato eu posso fazer desse jeito aí bem mais rápido né logo abaixo vou colocar logo vou aumentar aqui.

Nome completo seu nome completo CPF ou CNPJ CP o f cidade e endereço logo nesse célula aqui eu vou colocar minha logo tá Ou você não vai colocar aqui melhor aqui ó ó clica aqui novo e vai colocar minha logo Ok vai colocar aqui e vai est paraa pasta de trabalho então essa célula aqui vai se chamar minha logo e nela você pode dar.

Um inserir imagem ou pode vir aqui pegar de uma outra célula qualquer lugar né e colar ela aqui certo colei ela aqui ó dentro da célula você pode clicar nesse botão aqui ó para aplicar dentro da célula Então ela ficou aplicada dentro da célula como você pode notar ali certo então ficou desse jeito dentro da célula Bastando eu clicar nesse botãozinho aqui para colocar imagem ou tirar nesse caso agora deixa eu colocar as outras informações ali A fonte é a mesma tá a.

Fonte que eu utilizei foi essa tamanho 11 então ficou desse jeitinho aí nela você pode colocar também o imprimir e olha só eu já posso ficar com esses dados desse jeito aqui para você mandar para quem você quiser para isso basta selecionar aqui exibir congelar a esse Bout de página e aqui você vai em área de impressão definir área de impressão Então essa área que eu selecionei aqui vai virar a área que eu vou utilizar paraa impressão e quando eu vou imprimir ele vai imprimir sempre.

Assim ní pode gerar em PDF mandar pra pessoa os seus dados quando você precisar tá isso é uma informação importante continuando nós vamos agora fazer o cadastro de clientes clica aqui em clientes ou aqui embaixo e aqui para seguir um padrão nós vamos continuar então fazendo aquele cabeçalho do jeito que a gente fez agora então aqui eu vou colocar cadastro de clientes certo e a linha logo abaixo Então na linha você pode tanto copiar daqui né copiar essa linha dali Como pode pegar e desenhar ela logo ali também então aqui inserir.

Aliás página inicial clico aqui novo cor da linha seleciono a cor da linha e daí eu desenho ela aqui certo mais ou menos até onde você acha que deve Então tá aí Dá um es Ok então ficou desse jeito a logo abaixo nós vamos criar então o nosso cadastro nosso cadastro vai ser feito todos com tabelas as tabelas vão ser sempre padronizadas para ela aqui ó botão direito altura da Linha 28,5 a altura que eu coloquei certo então vou colocar aqui ó primeiro campo vai ser o.

ID segundo Campo nome fone fone 2 e-mail endereço CP cidade e o f certo então ficou desse jeitinho aí eu vou pegar uma primeira informação que eu tenho aqui na linha deixa eu selecionar tudo aqui vou dar um Alt TTA minha tabela tem cabeçalhos tá ou inserir e tabela vou dar um ok e pronto vai ficar nesse formato aí eu tenho outro formato que eu já deixei personalizado que é esse daqui então eu.

Vou aplicar ele logo acima eu vou colocar Então nesse tamanho aqui e a Fonte que eu vou utilizar vai ser Aquela fonte que a gente colocou aqui certo mesma fonte Então vou pegar ela aqui e vou aplicarla Ok tanto aqui acho que nem precisa aplicar para baixo só aqui mesmo pronto tá então tá aí a nossa informação eu vou pegar um primeiro na primeira célula aqui eu quero colocar o número da linha como é que eu faço então V dizer que seja o número sequencial igual lin número da linha se eu fizer só isso ele vai colocar o número da linha atual mas.

VEJA MAIS AQUI:

    Sete no caso mas eu não quero que seja sete eu quero que comece no um Então como é que eu faço eu vou fazer menos a célula do cabeçalho menos a célula ID

    Menos LM abre parênteses essa linha do essa linha logo do cabeçalho fecho parênteses dou enter e daí ele vai ter o um como ela ficou fixada então ele sempre vai ser aquela linha número um certo e quando eu puxar para baixo Quando fizer uma nova linha aqui ele automaticamente já vai colocar então aqui para dois perfeito botar aqui assim vamos botar tudo.

    Centralizado aí e pronto deixa eu pegar algumas informações aqui então da outra planilha né e vou colar elas aqui então a tua planilha vai ficar desse jeito aqui com essas informações Além disso no nosso cadastro Você vai clicar aqui e aqui você vai ter em exibir congelar congelar painéis e vai congelar essa linha que eu selecionei a linha sete com isso quando eu rodar para baixo você vai ver que vai ficar assim com cabeçalho aparecendo ok Aqui tá com 130 eu vou tirar aqui vou botar pro 100 novamente ó com scroll do mouse vai ficar desse.

    Jeito aqui então a nossa planilha nessa vai ser o nosso padrão mesma coisa para essa aqui então quando eu clico ele vai continuar seguindo assim então perfeito muito bem agora vamos para fornecedores fornecedores também vai seguir o mesmo padrão então a gente vai fazer exatamente com a mesma tabela Aliás se você também quiser saber como é que faz para fazer uma tabela personalizada é bem simples basta você pegar qualquer uma dessas daí você vai clicar com o botão direito aqui vai clicar em aplicar.

    Aliás essa não vai clicar nessa aqui duplicar por exemplo e daí aqui você altera do jeito que você quiser formatação preenchimento borda aqui tem na tabela inteira lista da primeira coluna da segunda e toda vai aí tá nesse caso para limpar você clica aqui para limpar e depois você coloca tudo do jeito que você quiser perfeito depois quando você aplicar ela vai aparecer logo aqui em cima com personaliz só vai aparecer para aquela passa trabalho então não dá para você passar pra próxima a não ser que você Copie uma uma tabela n já configurada de uma planilha para.

    Outra de uma pasta de trabalho para outra daí vai funcionar daí você vai ter ela personalizada na outra também tá então não fica gravado no Excel vamos continuar aqui então vamos para fornecedores aqui em fornecedores nós vamos ter o cadastro de fornecedores também vamos colocar exatamente na B3 vou aumentar aqui para você ver cadastro cadastro de fornecedores como você pode notar tem um padrão né que a gente tem que seguir um padrão sempre com mesma linha sempre no mesmo cabeçalho sempre nos mesmos lugares para.

    Ficar padrão então V clicar aqui isso também chama-se eh a questão de organização também tá aqui ó até aqui então perfeito D um es daí pronto e agora eu vou colocar de novo os nossos Campos primiro do da tabela ID fornecedor responsável fone e-mail link imagem e logo tá vamos selecionar tudo.

    Assim você dá um Alt TTA minha tabela tem cabeçalhos marca ela e dará um ok de novo vamos vir aqui personalizado e Ok e de novo vamos pegar aquela mesma fonte que a gente colocou aqui para aplicar logo aqui abaixo e feito tá centraliza E essa aqui do meio l de cima no cabeçalho vou centralizar assim também aqui na logo né eu no ID eu vou colocar de novo a mesma função que eu tinha feito a mesma fórmula vou usar a função LM igual LM abre e fecha.

    Parênteses menos LM abre e essa célula de cima fecha e Ok ficou assim então desse jeito centraliza esse aqui muito bem vou pegar alguns exemplos aqui de dados vou colocar alguns aqui e a gente já fala sobre a imagem também tá que é um campo calculado V dar botão direito colar valores e tá aí as nossas informações agora nesse Campo da imagem eu quero chamar atenção no campo link da imagem Eu peguei uma imagem imagens da internet né que são relacionadas com.

    Aquele fornecedor por exemplo aqui Jeti então se eu coloquei esse endereço ali aparece ali a logo da jeit se eu pegar esse outro endereço aqui você vai ver que ele vai pegar então a logo da Mary k fechei aqui como é que eu faço para aparecer aqui do lado essa logo para isso você pode usar uma função chamada imagem Então você vai digitar imagem abre parênteses seleciona ele fecha parênteses só isso Dá um enter e tá ali ele já puxa inclusive PR as de baixo também porque como estamos.

    Trabalhando com uma tabela então esses dados ali eles cont temm uma função eles vão replicar para de baixo também assim

    Como foi feito aqui com ID também vou clicar agora aqui na linha selecionando a linha sete exibir congelar painéis e congelar painéis e pronto nosso cadastro fornecedores tá pronto OK volta para 100% e agora quando eu clico aqui você vê que ele tem aqui meio que uma transparência seguindo padrão agora vamos para produtos e aqui mesma coisa nós vamos seguir fazendo o nosso cadastro sempre da forma semelhante.

    Então eu vou colocar aqui ó cadastro de produto vou selecionar mais para baixo aqui vou fazer a nossa linha de novo aqui página inicial cor da linha e selecion cor da linha e desenho aí selecione desenho aqui ok ficou assim es logo para baixo aqui então na linha se eu vou colocar aqui então ID Opa ID.

    Fornecedor produto preço comissão percentual e aqui estoque Ok seleciono tudo alt TTA minha tabela tem cabeçal dou um ok mudo de novo pro formato que tínhamos antes e aqui de novo a mesma questão da fonte tá a fonte também poderia ter feito lá no eu poderia ter feito ali na tabela também Mas agora deixa assim que tá mais fácil.

    Tá E aqui vou centralizar ela também forçar a centralização Opa aqui não certinho aqui de novo a linha né Igual LM abre e fecha parênteses menos LM abre e seleciona o cabeçal e fecha e tá ok com relação ao fornecedor eu vou puxar esse fornecedor a partir da minha lista não quero que apareça o fornecedor aqui e eu vou colocar o produto o preço a comissão e o estoque vai ser calculado para isso em fornecedores eu vou fazer assim ó selecionar ele aqui ó qualquer.

    Célula botar aqui nessa célula aqui qualquer uma tá igual e seleciono tudo ele vai aparecer assim ó tabela três fornecedor agora faltou a gente nomear as tabelas né mas aqui por exemplo poderia est escrito T fornecedores que é o correto então eu vou pegar esse endereço que eu tenho aqui depois vou colocar em e endereço nomeado tá intervalo nomeado então eu vou colocar aqui primeiro vou mudar o vou mudar o nome da tabela clica aqui em design de tabela T fornecedor por exemplo T fornecedor em.

    Clientes T cliente só basta mudar aqui em cima e pronto tá T fornecedor T clientes essa aqui vai ser a t produto e legal OK agora mais uma vez aqui em t fornecedores eu vou selecionar então a tabela vai aparecer T fornecedor fornecedor copia isso pode apagar dali fórmula gerenciador de nomes novo e aqui eu vou colocar underline L fornecedor isso porque eu quero então uma lista dos fornecedores então eu coloquei underline.

    L para dizer que é uma lista tudo que tem underline eu entendo como lista aqui para mim uma nomenclatura que eu faço dei um ok aqui colo aqui refere-se a e agora quando eu chamar L fornecedor vai ser então esse endereço esses dados que vão ser despejados ali dou um ok fechar tá então agora olha só igual a L fornecedor Opa underline L fornecedor D enter e tá ali a nossa informação olha feito na hora perfeito voltando para lá.

    Então vou vir em produto seleciono nessa coluna nessa célula dados validação de dados lista igual L fornecedor dá um ok e tá ali selecionado quando eu seleciono ele vai aparecer aqui automaticamente na nossa lista pode inclusive digitar ele já pega automático também agora eu vou colocar aqui os produtos e o fornecedor vou selecionar aí o preço também no preço eu vou digitar ele mesmo então vai ser Vamos botar um produto aqui né batom.

    Líquido o preço 18 18 tá já pegou ali R 18 mas se não tivesse pego poderia pegar por aqui ó colocar esse formato comissão eu vou botar 25,00 Então eu quero que fique nesse formato aqui ó por exemplo 25 00 que ele já entender que é percentual para não ter que digitar 25% e essa coluna de estoque vai ser calculada Mas vai ser depois porque eu ainda não tenho a estrutura toda pronta de compra e vendas Ok tanto aqui ter produto agora deixa eu pegar os outros.

    Dados e colar tudo aqui para baixo copiei eles aqui botão direito valores e tá aí uma lista então com todos os fornecedores e os produtos deixa eu clicar aqui de novo ó na linha sete eh exibir congelar painéis e pronto Nossa lista aqui do cadastro de produtos está prontinha perfeito todos os produtos preço comissão e essa coluna aqui vai ser calculada então depois eu vou até mudar a cor poderia mudar a cor já também para.

    Verdinho eu vou botar que essa cor aqui vai ser uma cor eh quando for coluna calculada então pra pessoa não mexer pras pessoas ficar pensando al que não é para mexer naquela parte ali Ok então aqui ó fornecedores deixa eu mudar para tamanho 100 para você ver como fica a fluidez Então olha só bem fluído o sistema já tá com bastante cadastro pronto e agora nós já podemos fazer então os lançamentos nós vamos começar agora com as compras muito bem então aqui em compras.

    Mesmo padrão como você pode notar as planilhas elas devem seguir padrões Porque caso não sigam padrões ela fica bagunçada é por isso que eu gosto de seguir sempre o padrão sempre repete as coisas fica organizado fica bonito fica legal certo aqui eu vou colocar como compras diretamente e vou selecionar então aqui ó cor da linha de novo como repete tá vendo fica fácil não fica nós estamos fazendo em 15 minutos isso tudo aí um esque ali e pronto tá aí agora de novo ó.

    Poderia até utilizar o copia e cola para muita coisa aqui mas eu quero fazer junto com você né fornecedor preço quantidade valor to Total valor pago restante e DT pagamento ok ess aqui são os campos seleciono tudo de novo Alt TTA minha tabela tem cabeçalhos Marco aqui o formato de tabela e de novo eu vou pegar o mesmo nome que eu tenho aqui seleciono.

    Tudo e mudo aqui em cima então e ok aqui de novo calizo e aqui eu centralizou também informação Ok então aqui de novo LM né mas deixa eu pegar já mudar o pronome né T compra Opa T compra Ok e aqui eu vou colocar de novo igual LM abre parênteses menos LM e a linha de cima que sempre vai ser aquela linha seis então a de baixo vai ser a sete por aí oito a vai ser 7 - 1 8.

    - 2 por aí vai aliás 8 - 6 9 - 6 daí por isso que ele vai 1 2 3 4 muito bem campo de data então nessa aqui eu vou colocar data 261 24 por exemplo onde teve então uma uma compra né vou mudar o formato dele para data aqui esse formato aqui vou centralizar essa informação produto perfume masculino aqui eu tenho que colocar uma lista também para ele poder selecionar o item certo então de novo eu vou vir aqui em produtos e aqui eu vou.

    Fazer ó igual vou selecionar todos os produtos aqui dou enter e tá ali a nossa lista de produtos copio ele e aqui fórmula gerenciador de nomes novo aqui eu vou colocar underline L produto colei aqui copiei de novo dou um ok fecha vou em compras e de novo aqui em produto né dados validação de dados lista igual underline L produto não Ok e pronto tá aparecendo ali ó certo então legal a validação de dados já pode ser utilizado bastante suas aplicações.

    Aí continuando o fornecedor eu já tenho o fornecedor concorda ele pega o fornecedor daqui certo então qual é o fornecedor daquele aliás pega daqui né já tem o fornecedor trazendo aqui ó qual é o produto Qual é o fornecedor então eu consigo pegar essa informação bem fácil então aqui eu vou utilizar um proc x Lembrando que eu tô usando o Office 365 Então depende a versão texel pode não aparecer abre parênteses qual é o valor que eu tô pesquisando esse valor aqui aonde eu estou pesquisando que é a nossa Matriz vou vir em produto seleciona Dá um contol espaço.

    Ok e aqui ó de novo ponto e vírgula Qual é a matriz que eu quero retornar Qual a informação que eu quero retornar essa coluna de fornecedor não é mesmo contra o espaço vai ficar assim ó qual é o produto onde eu estou procurando na coluna de produto e qual prod se o que eu quero retornar coluna de fornecedor certo e aqui ó se não encontrada você pode colocar Não cadastrada ou alguma coisa assim ou não encontrado né ó não encontrado Não se preocupa que eu vou colocar ali depois para você ver melhor aqui ó tá então ficou desse jeito aqui ó.

    O produto procurando ter produto né Qual é a matriz aonde ele tá pesquisando aqui qual é a matriz de retorno que eu quero retornar e aqui se ele não encontrar o que ele vai fazer você vai retornar não encontrado então se não tivesse aqui o o item ele ia PR encontrado ali senão qualquer item que eu selecionar ele vai aparecer assim pra gente o preço a pessoa vai digitar por que que a pessoa vai digitar esse valor compra né para começar então não teria outro jeito teria que digitar mesmo ok 4.

    E aqui o valor total deixa eu centralizar isso também fica legal e aqui o valor total qual é o valor total igual 79 vezes o valor que eu tenho aqui certo só isso E aqui de novo eu vou aplicar aquele a verdinho que nó temos aqui esse também é um campo calculado verdinho nele valor pago o valor pago vai ser o valor que você pagou né nesse caso Então vamos dizer que ele já foi pago 316 vamos aplicar de novo a moeda e o restante vai ser então o cálculo do valor total menos o valor pago vai dar o restante mais uma vez Campo calculado.

    Data de pagamento 2614 vamos dizer que pagou a vista control 1 mudo aqui para esse formato né aqui ó data e esse formato coloco aqui e pronto tá bom então ficou desse jeitinho aí ó que você tá vendo perfeito já dar com o nome de T compras já ter compra né marco agora aqui exibir congelar painéis congelar painéis e tá OK agora eu vou pegar outras informações que eu tenho aqui e já vou colar direto cont control.

    C colar valores deixa pegar agora coluna de preço e quantidade colar valores e agora a coluna de valor pago isso aqui é mais difícil só um minuto valor pago e agora de data de pagamento valores Ok esse aqui não ficou formatado daí o que não fic formatado.

    Você vai lá e formata eu devia ter copiado com o formato tudo porque daí eu já vinha certinho né aqui ó vou botar tudo no formato certo também tá agora ficou certinho ó como você pode notar tem alguns ficaram certo esse aqui ó tá notando que as linhas Aqui de baixo elas ficaram meio apertadinhas né Por que que elas ficaram assim elas ficaram assim porque ali em cima não foi feito né ap não foi aplicada a mesma tamanho aqui então eu vou vir aqui altura da Linha 28,5 Ou.

    Posso poss fazer assim também ó clica aqui e selecionar a coluna né a linha no caso e arrasta para baixo até onde você quiser então por exemplo aqui eu vou puxar mais solta aqui ó nota que ele já aplicou então eles de uma vez só certo então já ficou aplicadinho ali essas linhas que ficaram aqui verdes não precisa então vou dar um cont control ctrl v e matar elas ali tá então foi ali resolvido o problema tá tirado o verdinho ali então ficou desse jeito aí ó até quando eu digitar uma nova célula qualquer ele já vai aparecer então.

    Também tá então por exemplo 18/1 e já vai pegar aqui aperce o item já fica a corzinha ali 10 ó 10 comprei C paguei 50 já ó paguei 45 paguei menos não sei você pode colocar ali e daí aqui você preenche quando que foi pago por exemplo tá é desse jeito que funciona para apagar uma linha shift espaço control Men tá ele vai aquela linha ali então agora nós vamos PR vendas vai ser a mesma coisa né aqui em cima pelo menos o cabeçalho mas depois tem os cálculos que.

    Vão ser feitos tudo isso né então vamos lá para vendas aqui você vai digitar vendas tudo maiúsculo daí vou fazer a nossa linha de novo de novo cor da linha seleciona aqui e desenha tá es beleza eu acho que ess aqui é um pouquinho maior Botar mais umas linhas OK continuando então eu V botar aqui ID depois a gente vai finalizar com algumas fórmulas aqui tá também os outros filtros data nome cliente Pony 1 Poney 2.

    Produto fornecedor quantidade preço valor total valor pago restante data do pagamento pagamento e comissão comissão percentual e também é é isso comissão percentual e é isso essa aqui a linha de cima você pode copiar e colar pro lado ali para ele ficar até o final tá de.

    Novo vou selecionar tudo aqui Opa selecionar too a coluna aqui a TTA toda linha né minha tabela tem cabeços e Ok de novo vou vir aqui design tabela vou colocar PR venda não enter e vou usar o nosso padrão personalizado e vou aplicar de novo a nossa eh a nossa fonte aplicada aqui ok clicou aqui muito bem aqui deixa eu voltar só o cabeçalho aqui eu vou clicar centralizar.

    Ele deixar assim centralize aqui eu vou mudar somente forçar a centralização aqui em cima só igual LM abre e fecha parênteses menos LM abre e seleciona só o nosso ID esse aqui vai ser Centralizado Tá bom agora os outros Campos vai ser campo de data 26/1 por exemplo daí de novo você tem que vir aqui em formatar Coloca esse formato aqui centraliza nome do cliente por exemplo Ana Souza telefone desse telefone o phone 2.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=14kC9L5ShnI

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem