30 Dias 30 Funções do Excel - Função SOMASES - Dia 05 de 30

30 Dias 30 Funções do Excel - Função SOMASES - Dia 05 de 30 Olá pessoal bem-vindos a mais esse vídeo da nossa Série Especial de 30 dias e 30 funções do Excel nessa aula você aprenderá a respeito da função soma 6 te convido também a deixar o seu like e se.

30 Dias 30 Funções do Excel - Função SOMASES - Dia 05 de 30

Inscrever no canal marcar o Sininho para você receber as notificações das novas aulas ao longo desses 30 dias Ok então é isso vamos lá a função soma CS permite que nós.

Façamos somas condicionais atendendo mais de uma condição para somar um determinado valor no nosso exemplo nós temos aqui uma lista de abastecimentos com a data a placa do veículo.

Quilômetros percorridos e o valor do abastecimento ao lado eu quero saber por data por período de data quanto é que eu teve de tive de soma de Valores em cada uma das placas então aqui da placa abc1.

234 eu quero do período de Janeiro de fevereiro de Março e de Abril até Junho e também a mesma coisa para as demais placas Então vamos utilizar a função soma CS para nós fazermos esse cálculo.

Vou puxar um pouquinho pro lado aqui para abrir a nossa fórmula eu vou botar assim igual soma CS então adiciona as células especificadas para um conjunto de.

Condições ou critérios abre parênteses o primeiro critério dele é o intervalo de soma e se não muda sempre vai ser o intervalo de soma o primeiro critério dele então vou selecionar aqui o valor.

Do abastecimento por exemplo poderia ser também quilômetros percorridos nesse caso aqui vou travar o nosso intervalo apertando F4 pressionando F4 para que esse intervalo não mude certo quando eu.

Puxar a fórmula pro lado e para baixo então ele vai ficar igual esse intervalo ponto e vírgula agora o intervalo de critérios qual o intervalo de critérios que eu tenho inicialmente Qual é a placa.

Que eu tenho então eu quero somar apenas aquela determinada placa então aqui eu vou selecionar o intervalo aqui só somente da placa e vou dar um F4 agora a gente tem travado Então somente o.

Critério o intervalo de critérios da placa ponto e vírgula e agora qual é o critério em critério eu vou ter aqui então logo acima isso é importante de você quando tiver trabalhando com.

Fórmulas colocar esses critérios em algum determinado local que fique visível fácil de você ver não trave dentro da célula os seus critérios a melhor forma de fazer então aqui.

VEJA MAIS AQUI:

    Variavelmente ele vai ficar então no

    Cabeçal eu vou travar somente a linha vou dar um F4 F4 de novo travando agora somente a linha somente a linha C significa que quando eu puxar para baixo.

    Ele não vai mudar a linha mas quando eu puxar pro lado ele vai mudar a coluna certo porque ela não tá travada isso é bem importante pra forma como a gente vai fazer vou fechar o parênteses vou.

    Dar o enter e perceba que aqu ele já fez uma soma Total Só que nesse caso Aqui nós temos apenas o valor do abastecimento para aquele veículo tanto para janeiro fevereiro para março etc tá.

    Que tem um valor aleatório né mas se eu tivesse outro valor aqui ó perceba que ele já muda ali automaticamente porque ele tá total para todos os meses certo então nota que ele tá mudando ó para.

    Todos por quê não era para mudar para PR os meses mas a gente não aplicou ainda condição dos meses e é isso que a gente vai fazer agora para aplicar mais duas condições para que ele possa pegar então.

    Também o intervalo Então agora eu vou apagar aqui o ponto e vírgula vamos continuar né tirar o parênteses o final e agora vou dar Alt enter e agora a segunda condição.

    Qual o segundo intervalo de de critérios que eu tenho aqui ó Então a primeira é soma vou at dar um Alt enter aqui ó opa vou dar um Alt enter aqui em cima para ele quebrar o critério então aqui ó.

    Primeiro é a soma segundo intervalo de critérios critério e agora intervalo de critérios e critério novamente agora eu vou pegar a data certo vou pegar a data coluna de data Lembrando que as colunas.

    T que ter o mesmo tamanho senão vão dar problema tá se eu botar uma linha mais aqui vai dar problema vou dar um F4 aqui e agora qual é o nosso critério no nosso caso eu não posso colocar direto aquela.

    Célula porque senão ele vai somar Apenas

    Quando for de 1 do 1 20224 então eu tenho que colocar assim ó abre aspas duplas abre maior igual fechas duplas e Comercial que 1 2024 e eu vou travar.

    Somente a nossa coluna para que quando eu copiar para baixo pro lado ele não mude a coluna mas mude a linha tá então isso aqui maior ou igual que 1 do1 2024 ponto e vírgula agora eu vou dar um Alt.

    Enter novamente para eu colocar que ele seja menor ou igual que a data final que eu tenho aqui então de novo vou selecionar exatamente o mesmo intervalo logo acima que eu tenho de data aqui dá.

    Um F4 ponto e vírgula perceba então menor igual fecha as pupas eu tô usando o e- comercial para concatenar o critério eu tô juntando esse critério o menor igual Se eu colocar direto ou.

    Maior igual colocar direto sem o e- comercial ele vai dar problema então você coloca o e- comercial ali para eu já vou mostrar Porquê vou fechar aqui e vou travar também somente a coluna fecha.

    A parênteses e tá pronto quando eu passo agora o mouse você vai ver as condições aqui ó Então eu tenho aqui os critérios Olha se eu passar o mouse e deixar assim ele já vai mostrar ali os critérios que.

    Eu tenho então aqui são as placas aqui são as datas ele deve aparecer como valor acredito eu os números eh as datas aparecem como números dentro do Excel né e aqui eu tenho a condição se eu.

    Selecionar inteira a condição aqui ó você vai ver que tá maior igual que h6 ou seja esse número que tá ali 45 292 que significa pro Excel 1/1 2024 então perceba que ele tá unido ali se eu D F9.

    Ó vai aparecer assim e é assim que ele tem que estar tá então pra gente juntar Essa informação tem que usar o e- comercial ali tá a mesma coisa pro de baixo Então tá menor ou igual mesma.

    Coisa tá as condições funcion também pro conc soms funções filtro várias outras funções também trabalham desse jeito aqui que você tá vendo tá então é muito utilizado o e-c comercial para.

    Concatenar essa informação aqui vou dar um Alt enter tá vou apagar os demais aqui e nota que agora nós temos uma soma condicional conforme o intervalo conforme a placa para esses e intervalos.

    Para esses dados que eu tenho ali e copiando e colando pros demais eu tenho aqui mudando a placa logo acima e também os mesmos intervalos que nós temos logo ao lado e assim a gente tem então o.

    Total e de abastecimento valor de abastecimento que nós tivemos em cada período para cada um dos veículos pessoal gostaram do vídeo se você gostou deixe seu like se inscreva no canal.

    Também faço o download da planilha gratuitamente aqui embaixo para você poder treinar reforçar os seus conhecimentos a respeito da função soma SS também te convida a se inscrever no.

    Nosso curso a nossa formação profissional em Excel que vai desde o Excel básico até a programação VBA cujo intuito é você se destacar no mercado de trabalho você conseguir aquela promoção.

    Que você deseja conseguir aquele novo cargo que você almeja é realmente uma formação muito completa Como eu disse de 11 cursos que vão desde que ser o básico até a programação VBA mas não só isso.

    Ele tem também Word PowerPoint e também o nosso querido Power bi então uma formação realmente muito extensa e sempre que tem uma atualização e o que eu digo não S só novas aulas mas novos.

    Cursos também você que é antigo aluno novo aluno recebe todos com certificado E como eu disse acesso vitalício ainda pode parcelar em 10 vezes sem juros tá muito mais barato do que uma assinatura.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Rs4eXMzXT-Q

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem