Como fazer um alerta de vencimento no Excel

Como fazer um alerta de vencimento no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe fazer um alerta de vencimento no Excel isso mesmo como que a gente faz um alerta de vencimento no Excel eu vou.

Como fazer um alerta de vencimento no Excel

Mostrar aqui diversas dicas de usabilidades práticas para te mostrar como que você pode fazer esse Alerta nos seus controles aí nas suas planilhas Vamos aprender planilha na tela.

bom pessoal Olha a nossa planilha aí eu fiz uma planilha pessoal bem fácil para a gente entender como que você pode.

Fazer um alerta de vencimento no Excel de modo bem simples Ok então vou pegar algumas situação aqui Imagine que a gente tem que o produto que é extrato de tomate maionese leite integral foram.

Comprados algumas quantidades e nós temos a data de compra tá mas é importante de compra nem tanto o que é mais importante é a data de validade e você vai verificar a data de compra é a.

Data de validade não você vai verificar a data de validade para saber se o produto está vencido ou não o que que a gente pode é como isso pode ajudar por exemplo pode ajudar você fazer um.

Controle melhor dos produtos né que estão a vencer criar uma promoção para sair por exemplo Aquela quantidade que tá faltando então é algo interessante para você adaptar então muitas vezes o.

Pessoal tem dúvida de como criar esse alerta de vencimento Tá bom então olha só a gente vai fazer nesse primeiro exemplo um exemplo Bem Simples então a gente tem as datas e eu vou comparar com.

A data de hoje esse vídeo pessoal está sendo gravado vamos lá na data do dia 01/02/2023 Olha só hein espero Poxa professor hoje é dia 2 também o senhor.

Gravou ontem gravei ontem esse vídeo para você para a gente trabalhar essa ideia prática de como que você vai fazer Tá bom então nós temos a situação no prazo e o produto vencido Ok nesse.

Primeiro instante que que eu tenho que fazer eu tenho que fazer isso daqui ó sim Essa é a data de hoje né é maior.

E maior é um lugar maior vai que a data de validade se a data de hoje vamos imaginar dia 11/06 o produto já não está vencido está vencido Professor então será vencido se não será o quê no prazo.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Tá vamos fechar aqui ó vou dar um enter

    Está no prazo se eu clicar aqui você vai descobrir que o leite está vencido porque por causa que essa data de validade acaba sendo superior a data a.

    Data de hoje no caso acaba sendo superior a data do de validade Ok se você ainda está com dúvida olha só a comparação foi basicamente é essa hoje é maior do que a data de validade.

    Tá dando falso vou clicar em arrastar você vai verificar que a gente tem aqui ó falso falso e a situação de verdadeiro Olha só e essa situação de.

    Verdadeiro que vai fazer esse alerta do produto estar vencido só que você vai falar poxa Professor mas não dá para colocar uma corzinha fazer um alerta melhor dá a gente vai entender já já.

    Como que a gente coloca essa cor para deixar esse alerta de vencimento colorido facilitando a identificação porque antes deixe-me apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo.

    Curso de excel online Você quer aprender a casar comigo é bem simples o link está na descrição www.curgex e muito mais além de contar com meu.

    Apoio para te ajudar aprender Excel é a primeira vez que o canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de.

    Excel e para reforçar olha só hoje tem cupom promocional liberado Então corre para o primeiro comentário fixado clica lá e venha resgatar o seu cupom e comece aprender Excel para ontem qualquer.

    Dúvida converse com a equipe lá no nosso site no chat de atendimento agora Vamos retomar bom pessoal Olha só nessa planilha eu tenho uma coluna que tá dizendo que os dias a vencer Então vamos.

    Fazer suposição que eu quero colocar o - Curso de Excel Online

    Número de dias aqui que estão a vencer Quantos dias faltam para vencer o produto que que eu poderia pegar eu poderia pegar a data de validade menos.

    Hoje tudo bem aí eu vou ter o número de dias ó 129 dias para vencer se eu clicar aqui duas vezes ele vai falar ó esse daqui ficou negativo quer dizer o que passaram-se já 20 dias da data de.

    Vencimento Então você já tem aqui uma outra informação que pode te ajudar a fazer cálculos a você verificar essa informação até criando uma uma regra que.

    Pode por exemplo pintar aqui as células enfim isso pode te ajudar a dar um outro Norte Mas é interessante você ter uma coluna para saber quantos dias faltam para vencer aquele determinado produto.

    Tudo bem então basta você utilizar data de validade menos hoje para colocar a cor Olha só eu vou selecionar aqui ó as linhas né a partir do extrato de tomate até aqui a gente vai dar um recurso de.

    Formatação condicional nova regra vou pegar aqui ó usar uma forma para determinar quais células devem ser formatadas aí que eu vou fazer vou vir aqui ó valores que essa fórmula.

    Deve ser verdadeira eu vou colocar igual tá se esse cara aqui ó esse cara no prazo for igual a vencido vai ficar vermelho Então vou dar um F4 aqui ó uma duas vezes Professor Por que.

    Que surgiu F4 duas vezes para eu travar a coluna e deixar a linha solta Então vai verificar F7 F8 e F9 então Se isso for igual a vencido entre aspas formatar preenchimento eu vou colocar.

    Aqui ó no vermelho e a Fonte eu vou colocar na cozinha branca ao dar ok que que aconteceu já fez a identificação se eu colocasse agora a planilha toda.

    Em verde o Olha que bacana ia ficar vamos imaginar que essa data de validade desse produto foi no dia vamos colocar aqui ó dia 30/01/2023 olha o que aconteceu vencido.

    Já mudou a cor esse daqui vão fazer suposição que seria no dia 12/02/2023 já tá com outra cor Olha só olha como nosso alerta de vencimento pode ficar colorido e demais fácil.

    Identificação além do que fazendo essa automação na sua planilha para ficar mais fácil então recapitulando O que que você precisa saber você precisa criar uma coluna que vai verificar o status.

    Onde você vai utilizar a função C onde você vai verificar data de hoje com a data de validade para saber se está vencido ou no prazo fizemos uma outra coluna para colocar.

    Dias a vencer Quantos dias faltam para vencer só para servir de informação ali nesta planilha tudo bem mas eu tenho uma outra planilha aqui que é o nosso exemplo 2 que a gente vai ter agora aqui.

    Ó três situações três situações Professor isso mesmo três situações Então olha que o professor vai fazer vou copiar ela não eu vou colocar aqui ó novamente a regra né ó se a data de hoje.

    For maior que a data de validade seria vencido correto se não está seria no prazo Isso é o que você acabou de aprender comigo correto eu vou clicar em arrastar temos ali dias.

    A vencer você acabou de aprender que seria o que ó a data hoje não data de validade menos hoje menos hoje tudo bem aí vou vir aqui vou passar para número tá bom.

    Diminui no caso decimais temos 129 dias a vencer só que só que o professor colocou aqui vamos tirar um pouquinho deixa eu copiar vou pegar essas informações aqui gente.

    Dá um contra o X eu vou colocar aqui embaixo que daí fica mais fácil até de você leu vou encolher um pouquinho a parte de cima ajustar Aqui fica melhor da gente.

    Entender o que que acontece esse status pessoal vai mudar eu quero colocar uma situação nova essa situação de atenção isso mesmo então Posso ter por exemplo produto nadar no prazo que seria data de.

    Validade menor né do que 20 dias a vencer eu teria está o status de Atenção se a data de hoje for menor igual a data de validade e o vencido se a data de validade for maior que hoje olha só como.

    Que a gente monta isso daqui é isso que você vai aprender agora comigo fazendo o uso da função C tudo bem colocando mão na massa vamos pegar então aqui ó e vamos apagar a forma e vamos lá.

    Igual C vamos lá a data de vamos analisar a situação do prazo então se a data de validade for menor do que 20 dias né a vencer seria o quê então ó se hoje.

    Menor tudo bem Ó que a data de validade menos 20 dias então quer dizer se a data de hoje for menor que do que 20 dias a vencer o que que ele tem que ser tem que estar no prazo.

    Se não faço o quê outro C eu verifico se hoje né for maior que a data de validade Você concorda que se for maior que a data de validade estará vencido Olha lá vencido se não for.

    Nenhuma das duas estará no estado de atenção vamos fechar ó está no prazo porque não está naquela questão dos 20 dias vamos mudar as datas aqui ó eu vou colocar 20 do 2 de 2023.

    19 dias está na atenção mas se fosse por exemplo 22 dias dia 22/02 olha só está no prazo Então agora eu tenho uma regra que vai analisar e colocar três situações ó lá vou passar.

    Para as demais Prontinho Mas aí você tem por exemplo essa situação né Vamos colocar aqui ó dia 15 olha só tem 14 dias não chegou aquela questão dos 20 então ele vai estar no status de atenção.

    E como que a gente faz a cor mesma coisinha ou vou selecionar aqui vamos fazer aqui ó a página inicial formatação condicional Vamos colocar uma nova regra usar fórmulas e vou pegar a mesma célula.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EeHbgf8s2m4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem