Fazer Script Separado da Planilha Google e Bloquear Editar os Códigos

Fazer Script Separado da Planilha Google e Bloquear Editar os Códigos Nesta aula Vamos aprender a fazer um projeto de script separado de uma planilha Google neste exemplo eu quero fazer um script para limpar esta área da minha planilha no entanto não quero.

Fazer Script Separado da Planilha Google e Bloquear Editar os Códigos

Fazer o script diretamente na planilha Google então eu vou acessar a minha conta do Google Drive clicar em novo Mais e aí vocês vão procurar por script do Google Apps Caso.

Vocês não localizem esta opção pesquisem em conectar mais app prosseguindo clica sobre script do Google Apps e vai abrir um um novo projeto de.

Script criar script e Aguarda a criação do projeto descript Zerado clica sobre projeto sem título eu vou chamar este projeto de.

Script script separado renomear e este my function eu vou alterar para limpar limpar plan e dentro desta função Primeiro.

Passo é capturar o link URL da planilha Google bar URL vai ser igual e abre e fea aspas duplas e dentro das aspas duplas vai o link URL da planilha Google.

Duplo clique no final do link e copia todo o link URL volta no código e cola dentro das aspas duplas e fecha a linha de código com.

Ponto e vírgula próximo passo é referenciar a planilha vai planilha vai ser igual a Sprit app P open URL abre e fecha parênteses e fecha a.

Linha de código com ponto e vírgula e dentro dos parênteses vai a variável URL podem copiar e colar na sequência preciso referenciar a guia da planilha.

Bar no meu caso eu vou chamar esta variável de guia menu vai ser igual vem da planilha referenciada P get by name abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas.

Dentro dos parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e dentro das aspas duplas vai o nome Daia.

No meu caso guia menu copia o nome da Guia volta no código e cola dentro das aspas duplas é um script pessoal bem simples apenas para demonstrar como fazer o projeto de.

Veja Também:

    Script em

    Separado prosseguindo agora eu quero limpar esta área da minha planilha Google já vou copiar a referência à área da planilha.

    Google de volta no projeto guia menu P get Range abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas vai a área da.

    Planilha Google que eu quero limpar fora dos parênteses ponto Clear Clear content para limpar apenas o texto mantendo a formatação abre e fecha parênteses e.

    Fecha a linha de código com ponto e vírgula salva as alterações e o próximo passo é acionar este projeto na planilha Google acessa a planilha Google menu.

    Extensões apps script editor aberto cliquem sobre projeto sem título eu vou renomear para macros.

    Renomear e agora pessoal na opção bibliotecas vocês vão clicar em adicionar uma biblioteca e neste campo código do script vocês vão colocar o id do projeto des.

    Script Então volta no projeto duplo clique no link URL E agora vocês vão Copiar esta parte até antes da Barra Edit copia esta parte do link.

    URL volta no Edit scpt da planilha Google e cola o link e clica no botão pesquisar Bele já encontrou o meu projeto script separado adicionar e aguarda que vai ser.

    Adicionado o projeto Se eu tentar visualizar o projeto vai retornar esta janela salvar próximo passo é utilizar as funções des script que eu fiz neste.

    Projeto no meu caso foi apenas uma

    Função a função limpar então na planilha Google eu vou criar uma função chamada limpar e dentro desta função eu vou.

    Acionar a função que eu fiz no projeto que é esta aqui ó limpar plan no entanto primeiro eu preciso referenciar o projeto então nome do projeto script separado ponto E já apareceu o nome da.

    Macro que eu fiz no projeto abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula salva as alterações e o próximo passo é permitir.

    A execução do script então vocês vão selecionar a função e clicar em executar autorização obrigatória revisar permissões.

    Aguarda abrir a nova janela seleciona a conta detalhe estejam logados somente em uma conta do Google Drive avançado acessar.

    Macros e clica em permitir para autorizar a execução do script Ok executou o script vamos ver na planilha Google show de bola limpou a área que eu.

    Referencie no entanto pessoal agora tem um detalhe se você compartilhar a planilha precisa compartilhar também o projeto de script no entanto o projeto de script você vai.

    Compartilhar para o usuário somente para visualizar desta forma o usuário não vai conseguir editar esta parte do código ele pode mexer apenas Nesta parte do script que.

    Fica na planilha Google para facilitar eu vou fazer o seguinte fechar o editor eu já tenho esta planilha compartilhada com outra conta.

    Então agora eu vou fazer o seguinte fechar a planilha então a planilha eu já compartilhei Agora eu preciso compartilhar o projeto de script podem fechar o projeto volta na.

    Conta do Google Drive e atualiza para aparecer o projeto apareceu o projeto seleciona o projeto e e clica com o botão direito do mouse opção.

    Compartilhar compartilhar e agora eu vou compartilhar o meu projeto des script com outro usuário no meu caso outra conta beleza coloquei o e-mail agora.

    Pessoal tem outro detalhe ó aqui por padrão vem como editor eu vou colocar como leitor para que o usuário não possa mexer nos códigos ele vai conseguir visualizar os scripts mas não vai.

    Conseguir alterar enviar vamos aguardar compartilhei o projeto des script e também a planilha Google agora.

    Eu vou sair desta conta e fazer login na outra conta assim que eu estiver logado na outra conta eu retorno com o vídeo pessoal já estou logado na minha outra conta do.

    Google Drive agora eu vou acessar a opção compartilhados comigo lembra da minha planilha planilha base então primeiro eu vou abrir a.

    Planilha e testar para ver se o script está funcionando eu vou colocar qualquer informação apenas para demonstrar se o script vai funcionar.

    Tv32 quantidade 10 valor 20.000 acessa oo menu extensões macros E agora vocês vão ir na opção importar macro.

    E aqui está a minha função limpar adicionar função função adicionada podem fechar esta janela novamente menu extensões macros e aqui está o nome da minha.

    Macro clica sobre o nome da função autorização obrigatória Ok lembrando eu estou em outra conta então no primeiro acesso preciso autorizar o.

    Script seleciona a conta avançado acessar macros E permitir vamos ver está autorizando o.

    Script script autorizado menu extensões macros par vamos ver show de bola limpou a área Isso demonstra que o script está funcionando corretamente seu usuário.

    Acessar o menu extensões apps script ele vai visualizar a parte do script que aciona as funções esta parte ele pode alterar no entanto o projeto de script em.

    Separado o usuário não vai conseguir alterar o código no entanto o usuário pode visualizar os scripts porque eu precisei compartilhar o projeto com o.

    Usuário Então vamos abrir o projeto script separado e vamos ver o que que o usuário consegue fazer no projeto abri o projeto vamos ver se eu consigo.

    Deletar selecionei a linha pressioni a tecla delete não consit código desta forma euit que o uso altere acidentalmente os códigos porque está bloqueado para a edição todos os.

    Códigos que eu coloquei no projeto script separado precisa pessoal compartilhar o projeto des script com usuário colocando o usuário como.

    Leitor outro detalhe seu usuário fazer uma cópia desta planilha ele vai ter problemas com script porque vai retornar a informação de que a planilha não está relacionada ao projeto de script beleza.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=d6dmbIKmZxE

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem