MÉDIA TOTAL DA MINHA TABELA DINÂMICA NO EXCEL DANDO ERRADO COMO CORRIGIR

MÉDIA TOTAL DA MINHA TABELA DINÂMICA NO EXCEL DANDO ERRADO COMO CORRIGIR Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ronan Vico e nesse vídeo nós vamos entender erros na tabela dinâmica que na verdade não são erros né mas a.

MÉDIA TOTAL DA MINHA TABELA DINÂMICA NO EXCEL DANDO ERRADO COMO CORRIGIR

Gente vai entender melhor esse assunto que são erros nos totais aí na tabela dinâmica esse mesmo tema eu falei faz pouco tempo aqui no canal só que em Power bi então vou deixar num Card aqui.

Em cima que é um pouco parecido o tema né para quem já tá nos Dois Mundos Eu recomendo até ver é o the power bi que tá mais bacana lá porque a gente explora coisas legais do Power biud bem mas no.

Excel a gente tem essa essa mesma funcionalidade esse mesmo erro que acontece que na verdade o Excel faz exatamente o que a gente quer e é por isso que parece que tá dando errado né.

Como assim Ronan Olha só eu tenho aqui valores né em reais então aqui eu coloquei reais e eu quero ter por exemplo a média que eu tenho por ano por mês por semestre aqui de vendas em Reais.

Correto Então vou vir aqui ó em inserir tabela dinâmica desta tabela lha aqui está pronta eu vou colocar aqui ao lado tá para facilitar pra gente e aí eu vou colocar a data de um lado e eu quero os.

Reais do outro lado então eu vou colocar aqui ó a data certo posso até clicar na no quadradinho a gente tem uma aula de tabela dinâmica aqui no canal avançado tá se você quiser dicas avançadas também.

Vou deixar no card aqui em cima então ó data vai colocar a data inteira para mim né anos trimestres meses e eu quero colocar os reais né em valores aqui correto então a aqui ele colocou soma.

Não é o que eu quero eu quero fazer a média Ok eu quero fazer a média porque com a média eu consigo explorar isso que às vezes as pessoas pensam Putz tá dando errado vamos entender melhor aqui ó eu.

Vou trocar essa soma em configuração de campo do valor e aqui eu escolho Qual é o tipo de resumo que eu quero Contagem média máximo mínimo no meu caso eu quero a média Então qual foi a média de reais.

Ó eu vou corrigir aqui tá para tirar esse eh as casas depois da vírgula para não atrapalhar a gente tudo bem Ó eu vou vir aqui em formato do número e vou vir em.

Número vou tirar as casas decimais Ok Ok pronto Agora fica mais fácil aqui na nossa aula a gente entender o que que tá acontecendo bom galera o que que eu quero que vocês percebam primeiro quando.

VEJA MAIS AQUI:

    Eu coloco data né isso isso acho que

    Todo mundo já tá acostumado mas quando eu coloco data ele coloca ano trimestre meses e a data não necessariamente eu tenho que usar isso tudo correto então.

    Aqui ó tá trimestre tá vendo e o mês vamos analisar para não complicar nossa mente aqui somente o ano e os meses Tudo bem então eu vou tirar ó o trimestre posso só arrastar para fora.

    Ali ó como vocês estão vendo tá isso aqui é para quem é iniciante tá ó e vou retirar a data também pronto eu tenho aqui as médias certo de vendas no mês e no ano então eu sei que em janeiro minha.

    Média foi tanto em 2023 minha média foi tanto correto como que ele chega aqui galera n nessa média de 1407 como que é feito uma média a gente pensa né e erra aqui galera é que pensa que essa média é.

    Feita assim né a soma dessas linhas dividido pela quantidade Como assim pensa que é a soma disso tudo né ó soma dessas células aqui dividido por a quantidade ou seja quantas quantidad.

    Quantos números eu tenho aqui eu posso usar até o continuum né Ó continuum então muitas pessoas pensam que a média é assim tá vendo vai até bater tá vendo ó.

    1406 se eu arredondar aqui tirar o o zero aqui vai dar o 147 beleza mas isso está dando certo aqui porque eu não tive vendas no mesmo dia se eu começar a inserir aqui galera olha o que acontece.

    Ali ó vou pegar que nesse dia teve mais outras vendas de R 1 Olha só vou atualizar minha dinâmica e olha a diferença que deu aqui ué mas por que que deu diferente se se aqui eu tô.

    Fazendo a soma disso tudo certo dividido pela Contagem então basicamente ele tá somando isso e dividido por 1 2 3 4 5 6 7 isso vai dar 1293 já aqui está dando.

    896 e é aqui que a gente pega esse esse

    Problema que as pessoas enfrentam às vezes de falar ué mas isso tá dando errado a minha média em 2023 deveria ser 1293 E isso acontece também quando você.

    Tá vendo o total né Como assim o total Ronan aqui vai ficar muito claro Qual é o total aqui da Média disso aqui muita gente pensa que o total seria 896 + 707 correto dividido por 2 ou seja isso tudo.

    Dividido por 2 daria 801 vocês não concordam comigo mas não é assim que ele faz ele não soma e dividido por dois para chegar nessa média e o 896 também não faz isso que a.

    Gente fez né que a gente combinou aqui de somar tudo isso e dividir pela quantidade de meses não é assim que é feita a soma a tabela dinâmica ela funciona calculando em cima da base o.

    Resultado que nós estamos vendo aqui é o resultado em cima da base Como assim ronel o que que você quis dizer aqui esse 896 na verdade é a soma de todo 2023 dividido por todo 2023 e não que.

    Está aqui não ficou claro isso aqui olha só a soma de tudo que é 2023 dividido por tudo que está em 2023 ou seja toda essa quantidade e fica mais claro ainda quando você usa um recurso aqui da.

    Tabela dinâmica que é quando você dá dois cliques quando eu dou dois cliques em o valor da tabela dinâmica ele me traz todas as linhas da fonte onde chegou nesse valor se eu der dois.

    Cliques aqui no 896 olha só ele vai me mostrar todas as linhas utilizadas para chegar naquele valor então o cálculo de 896 que a gente tá vendo aqui deixa eu ver até se eu consigo colocar lado a.

    Lado para ficar mais claro ó vou dar um cont CRL C aqui vou colar aqui olha só para chegar nesse 896 Ele usou essas linhas então o cálculo desse 896 foi a soma disso tudo né Ou seja a soma de.

    9852 com o a contagem aqui de valores certo então aqui sim vai chegar exatamente ali no hã no valor que a gente queria de 896 né Ou seja quando eu estou analisando totais numa tabela.

    Dinâmica eu tenho que me lembrar que o cálculo é feito sobre as linhas daqu filtro de linha correto então o filtro da linha é 2023 e o que que eu ensino naquela aula de powerback fica muito.

    Claro quando eu estou fazendo Qual é a média em reais para 2023 na minha tabela dinâmica Olha o que acontece tanto no power bi quanto aqui É como se eu fizesse esse filtro na tabela Então qual.

    É a média em reais para 2023 é a mesma coisa que vir aqui filtrar tudo que é 2023 e esse vai ser o resultado tá vendo 836 aqui eu tinha deixado a média já até para ficar claro ó já tá aqui a média se.

    Eu quiser saber qual é a média de Janeiro em 2023 para dar 201 é a mesma coisa de eu falar vá na tabela filtre Janeiro filtro 2023 então é a mesma coisa de ter uma tabela sem filtros e.

    Quando eu venho aqui eu coloco para filtrar somente Janeiro de 2023 quando eu clicar em Ok vai dar exatamente 201 então tenho que me lembrar que na dinâmica o cálculo que está sendo feito.

    Ali é feito em cima da tabela inteira e não ali na própria dinâmica né como é o erro que acontece muito das pessoas acharem né que a média aqui vai ser a mesma de pegar por exemplo 2023 somar.

    Com 2024 e dividir por 2 quando na verdade não é né ele vai fazer a média para todas as linhas da tabela onde o ano é 2023 e 2024 ou seja ele vai calcular a média para toda a tabela por.

    Isso que o valor vai dar errado tá beleza eu acho que ficou muito claro então para vocês como que acontece o erro e como que eu soluciono no power Bi é muito mais fácil porque você já tá.

    Acostumado ali com medida você já tá acostumado com dax mas aqui no Excel muita gente acha que sabe Excel né ou até se diz avançado mas nunca nem fez um uma uma medida aqui no Excel que seria.

    Perfeito aqui para solucionar esse caso e a gente vai aqui aplicar essa mesma medida usada no power Bi e como que funciona essa medida primeira coisa tá que que eu vou fazer eu vou adicionar e.

    Esse dado a o modelo de dados para eu conseguir justamente fazer medidas então eu vou apagar essa tabela dinâmica primeiramente Ok porque eu vou começar uma do zero vou apagar essa planilha.

    Também que eu não vou usar mais já ficou Claro o aprendizado e o que que eu vou fazer eu vou novamente em tabela dinâmica D tabela aqui eh se foros tabela externa ou etc você colocaria ali.

    Né qual fonte é a tabela que você tá montando a dinâmica e Vou colocar ó Adicionar este dados ao modelo de dados com isso eu vou ter isso no modelo de dados do Excel me possibilitando criar.

    Medidas Ok então ó Vou colocar aqui para colocar aqui nesta planilha mesmo existente Ok perfeito colocou ó perceba que já mudou aqui galera ele muda o formato Aqui tá um pouquinho diferente.

    Se você voltar ao vídeo você vai perceber porque agora está no modelo de dados né Então as tabelas podem se relacionar já tem essa aula no canal também sobre Excel aqui como é fazer.

    Esses relacionamentos tudo bem Vou deixar também se eu lembrar eu deixo aqui no card aqui em cima para vocês essa aula também mas o que que eu quero fazer eu quero criar um cálculo só que.

    Diferente daquela aula avançada de tabela dinâmica Que Eu Já ensinei no canal a criar cálculos aqui né ó tá vendo que quando eu utilizo aqui desse jeito galera Deixa eu tirar aqui da.

    Deixa eu colocar só ã Pera aí que eu errei aqui vou tirar aqui o trimestre vou colocar a data nas linhas colocar somente o mês e o ano e o reais nos valores beleza Tá vendo que.

    Diferente daquele método que eu ensinei aqui não dá para criar Campo calculado por quê Porque está no modelo de dados então T devo criar uma Medida dax no modelo tá Ron nunca ouvi falar disso do.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AeADVtmzzuQ

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem