Procurar Dados em Qualquer Planilha - Procv com Indireto

Procurar Dados em Qualquer Planilha - Procv com Indireto Olá pessoal tudo bem com você Estamos aqui para mais uma dica de Excel hoje Natal né Natal e a gente vem trazer uma dica de Excel que você vai gostar bastante sobre proc que V em direto tá.

Procurar Dados em Qualquer Planilha - Procv com Indireto

Então hoje a gente vai sair basicamente do básico do Excel e entender uma solução que pode resolver teus problemas no uso do procv para pesquisar em diversas planilhas para pesquisar.

Informação em tabelas enfim você vai ver que esse proc V com vai te ajudar a sair do teu basicão do Excel Então vamos aprender planilha na .

Tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí então hoje pessoal a gente vai é Natal a gente tá aqui com vocês trazendo aí diversas dicas de Excel e hoje a gente vai falar do pro que veio indireto.

Aqui no canal vocês têm alguns exemplos mas hoje a gente vai fazer de um modo um pouco mais didático mostrar para vocês duas possibilidades e entender como que funciona esse proc vc indireto tá tem.

Vídeos mais curtos no canal tem mas vai ter esse essa explicação essa explanação que a gente vai fazer não tá bom então vamos lá vamos pegar aqui o nosso primeiro exemplo ó para explicar como.

Que ele funciona eu tenho aqui pessoal três tabelas essa aqui é verdade tenho essa tabelinha aqui ó do Norte e eu tenho uma tabelinha do Sul tudo bem a primeira dica que eu vou dar eu vou.

Pegar essa tabela aqui ó e vou agora que formatar como tabela escolher uma formatação para ela ó e vou mudar o nome dela para Norte Por que para Norte porque eu tô.

Dando um nome para essa tabela e quando eu utilizar o proc V indireto eu vou fazer a leitura do nome da tabela tá Não entendi professor Calma que você já vai entender tá vendo o sul ó vou selecionar.

O sul vamos formatar aqui também como tabela ó vamos agora dar o nome Ó Sul mais outra tabela nomeada agora aqui que vai ficar a pesquisa tudo bem então.

Quando eu faço proc V ó proc V eu vou procurar o sul né o sul não né Vou procurar o ano Tá mas eu tenho que procurar no nome da minha tabela então quer dizer como que eu faço para ele ler.

Este nome que eu dei as tabelas a minha Matriz o seguinte eu faço uso do indireto quando eu faço o indireto esse cara aqui ele sabe em qual tabela que ele vai procurar ou na tabela norte ou.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Na tabela Sul porque a gente acabou de

    Dar o nome para a tabela Qual que é o resultado de coluna coluna 2 ponto e vírgula z0 Basic é assim que funciona o proc indireto normalmente a gente vai.

    Colocar nesse indireto a matriz o caminho da Matriz para ele pesquisar e normalmente essas tabelas tem o mesmo padrão de estrutura poderia est emias diferentes poderia est em guias.

    Diferentes porque vai fazer a leitura de um nome Tá bom eu vou dar um enter ó Sul 2020 500 Sul 2020 500 e se fosse o norte Vamos mudar ó 2020 1000 isso mesmo.

    2023 no norte 1200 e no sul 10000 caramba Professor caramba né Por quê Porque o indireto ele tá fazendo o quê Ele tá fazendo a leitura desse cara.

    Como eu tô utilizando aqui pessoal o Excel 365 você vai entender ó olha só quando eu coloco indireto isso daqui ó ele vai fazer o despejo da Matriz de de tabela ó lá ó então quando.

    Eu coloco Norte ó ele despejou os outros valores entendeu como que ele funciona então quando você tá fazendo esse proc V com indireto ele tá lendo Qual que é o nome que você deu à tabela para chamar a.

    Matriz como as tabelas têm o mesmo padrão de estrutura basta especificar a coluna que você quer o resultado que no caso é a coluna do que é a coluna comum entre as duas tabelas bacana né né viu.

    Como ela funciona agora eu vou pegar um caso de um dos nossos alunos do curso mostrar para vocês uma situação que ele enfrenta né que na verdade que ele enfrentou e que a gente pode utilizar o.

    Proc vco indireto e a gente vai explanar um pouquinho mais ainda a função indireto tudo bem mas antes de continuar deixa eu me apresentar você eu sou o professor Michel responsável pelo curso.

    De ael online quer aprender ael comigo - Curso de Excel Online

    Link fixado no primeiro comentário e na descrição do vídeoo www. curso exel online n. com nosso curso aprend isso e muito mais além de contar com o meu.

    Apoio para te ajudar a aprender Excel é a primeira vez já no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de.

    Excel e detalhe importante Se tiver visitando o site dá aquela conversada com a nossa equipe no chat de atendimento e pergunta eles tem cupom hoje quem sabe tem um cupom uma oferta.

    Exclusiva para você que tá assistindo esse vídeo para começar a aprender Excel para ontem com a gente bom vamos pegar agora o exemplo do nosso aluno ele tem aqui ó quatro planilhas tá nem formatei.

    Como tabela nem nada ó Isso aqui é uma situação que ele tem lá o RP gera né é parecido tá pessoal mas na verdade tem uma infinidade de dados Tá bom então tem lá ó sempre Ó ano a ano ele vai gerando.

    E vai colocando essas essas informações no meu no mesmo padrão de estrutura que você tá vendo aqui ó deixa eu aumentar o zoom de todas para você ver aí ó o que que aguarda tá.

    Ó então todas aqui e a identificação que traz pessoal é jogando em planilhas então tem a planilha de 2020 a planilha de 2021 a planilha de 2022 a planin de 2023 o que que ele precisa criar de.

    Solução a pesquisa na pesquisa ele quer puxar o dado de uma daquelas planilhas então coloco quando eu coloco aqui 2020 puxou 2020 de.

    2023 puxou os dados de 2023 como que a gente faz isso aqui proc V com indireto tem um co aqui que você vai entender já já tá mas é o proc V com indireto que permite e resolver esse.

    Tipo de solução tá bom esse tipo de problema né Essa é uma das soluções possíveis e viáveis Ok vamos apagar aqui então vamos lá vamos entender aqui ó quando eu faço proc V pessoal coloco.

    Aqui igual proc v e vou procurar quem o norte né ó ponto e vírgula eu quero saber os dados de 2023 os dados de 2023 ó vou pegar plan 2023 eu vou selecionar área de tabela ó.

    Todo mundo vai pesquisar aqui vou travar ela ponto e vírgula Qual que é a coluna coluna B é coluna 1 e a c vai ser coluna do Então vou colocar um do aqui ponto e vírgula z0 Ok ó vou fechar e vou dar.

    Enter o que que ele fez ele trouxe o 100 ó se eu clicar e arrastar ele vai trazer ó lá ó 100 118 212 ó bonitinho só que o nosso colega ele quer colocar o ano aqui ó e trazer a informação referente ao Ano.

    Veja que não trouxe Mas vamos pegar uma coisa que tem em comum vamos lá você percebeu que aqui tem e deveria mudar para 2022 tá vendo isso daqui tudo pessoal O.

    Que que a gente pode fazer aqui a gente pode fazer isso daqui ó indireto clico nessa célula Ok ó e aí eu vou concatenar tá bom Ó com toda essa.

    Informação que eu tenho aqui dentro ó da matriz e fecho quando eu fiz isso entender o que tá acontecendo aqui o indireto tá lendo Qual que é o nome o nome é.

    2022 quando eu coloquei o concatenar e peguei essa informação da Matriz eu tô convertendo isso em texto porque eu indireto Ele lê um texto da célula lendo esse texto que é o caminho que ele.

    Precisa ele vai pesquisar agora sempre de acordo com o ano eu vou dar o enter ó ó ó 116 vou clicar duas vezes perceba que não trouxe o resultado por quê Porque o professor não travou o B5 Não.

    Porque eu não travei aqui ó o C2 ó vou travar ele agora aqui ó vou dar um enter vou vir aqui clico duas vezes Prontinho Vamos mudar aqui ó 2023 vamos ver os valores de 2023 ó lá ó.

    Certinho Vamos colocar aqui ó 2020 2020 ó lá começa com 291 caramba professor deu certo Deu certo porque você tá passando para esse proc V né ó deixa eu aumentar aqui ó.

    E passando para esse PR v a região que você tá pesquisando entretanto o indireto tá fazendo a leitura do caminho que tem um caminho móvel aqui no caso porque você vai especificar o ano que é.

    O nome da planilha para ele achar dentro da Matriz bacana né bem interessante isso aqui é um exemplo que é uma situação que o nosso aluno vivencia tinha dificuldade.

    Trouxe pra gente e a gente tá compartilhando com vocês hoje aqui agora como que eu melhoro essa fórmula aqui ó para eu poder clicar e arrastar ó eu vou travar aqui pessoal a coluna ó Ok ó e.

    Onde tá o dois eu vou colocar co B1 tá bom assim ó e aí o que acontece eu vou clicar e arrastar para cá e vou clicar e arrastar para cá Olha só trouxe todos os dados da tabela agora conforme a gente.

    Faz a alteração aqui ele traz a informação que a gente tanto precisa professor não tem 2024 não tem né mas vamos pegar aqui ó eu vou.

    Duplicar a planilha ó deixa eu pegar a planilha aqui ó opa deu duas pesquisa aqui deixa eu excluir exclui pronto ó lá vou mudar esse aqui para.

    2024 aqui ó vamos deixar em branco Ó 2024 tudo vazio se eu lançar valores aqui ó 100 200 300 400 500 vamos ver na pesquisa olha só já recebe então conforme ele vai lançando agora as.

    Planilhas novas doss outros anos basicamente essa planilha de pesquisa sempre vai pesquisar el não precisa ficar faz refazendo pesquisa um monte de coisa ele tinha um trabalho bem árduo.

    Para fazer isso daqui agora com essa solução ele acaba resolvendo esse problema de pesquisar em todas as planilhas aquela informação que ele precisa bacana né bom pessoal hoje eu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hvDxlmmkQNI

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem